O Projeto Tou Ligado: saúde, educação e prevenção à violência realizou uma formação sobre a importância da família para combater o suicídio e o bullying, encerrando as atividades relacionadas ao Setembro Amarelo. O evento contou com a participação de pais e mães, que gravaram vídeos expressando seus sentimentos pelos seus filhos e os surpreenderam com uma participação presencial no final da programação, nesta segunda-feira, 29 de setembro, no Cineteatro Geração Futuro, em Lagoa de Itaenga-PE.

Durante o encontro, os arte-educadores do projeto e a psicóloga da Geração Futuro conversaram sobre a importância da comunicação e do diálogo franco na família, destacando a figura dos pais e/ou responsáveis como porto seguro, para quem os adolescentes recorrem em momentos de dificuldades.

As orientações foram reforçadas com a realização de dinâmicas e a apresentação de vídeos para a fixação da mensagem. O evento culminou com a apresentação dos vídeos gravados pelas mães e avós e a chegada surpresa de pais e mães para presentear os estudantes. A atividade foi planejada com o objetivo de reforçar a importância e promover o estreitamento dos laços familiares, além de cultivar nos adolescentes a consciência de pertencimento.

Na semana anterior, os adolescentes do Projeto Tou Ligado participaram de uma mobilização de conscientização sobre o Setembro Amarelo, a campanha de prevenção ao suicídio e combate ao bullying, nesta terça-feira, 23 de setembro, no centro de Lagoa de Itaenga-PE.

Eles saíram com cartazes cheios de mensagens de valorização à vida e incentivo ao acolhimento, entregaram a cartilha elaborada pelo projeto com orientações sobre onde encontrar ajuda e conversaram com as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Confira o vídeo aqui.

O Projeto Tou Ligado é uma realização da Geração Futuro, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (@itaengacomdica2020 ) de Lagoa do Itaenga e Prefeitura Municipal, com o apoio da RD Saúde e da Takeda.