SOBRE A GERAÇÃO FUTURO

GERACAO FUTURO > SOBRE A GERAÇÃO FUTURO

QUEM SOMOS

Educação para a transformação social

A Geração Futuro é uma organização social fundada em 2005 por um grupo de jovens protagonistas do município de Pombos, com atuação em cidades da Zona da Mata de Pernambuco. Esta criação foi motivada pelo propósito e a vontade de fazer a diferença, provocar mudanças, oportunizar a formação para crianças, adolescentes e jovens, contribuir com o projeto de vida das pessoas, fortalecer os espaços de participação, proporcionar oportunidades e desenvolver o sentimento de pertencimento ao território.

Tem como missão desenvolver ações que fomentem o desenvolvimento territorial, através da arte para a educação transformadora, influenciando as políticas públicas na perspectiva da transformação social.

Para que as atividades acontecessem de forma mais sistemática, agregando parceiros, envolvendo outros seguimentos da sociedade, conseguindo efetivar os resultados, potencializando as competências individuais e coletivas, os jovens envolvidos passaram a discutir a necessidade de fundar um empreendimento social que estivesse sendo liderados por jovens que incialmente tiveram a oportunidade de ingressar na faculdade e no mercado de trabalho.

GERA COMPROMISSO

Na época buscou ressaltar nos seus objetivos um olhar diferenciado, empreendedor e sensível, permitindo eleger como foco da atuação o trabalho na promoção dos direitos da criança e do adolescente, desta forma, as atividades iniciais concentram no fortalecimento do Sistema de “Garantia de Direitos”. As principais ações foram executadas no município de Pombos, local de origem dos jovens fundadores, onde os resultados não demoraram a surgir. A organização passou a ser chamada pelos parceiros para construção de alianças estratégicas que somassem com trabalhos já desenvolvidos por outras organizações em Pernambuco.

Com o apoio da Fundação Kellogg a Geração Futuro teve condições para ampliar seu trabalho em vários municípios da sua região, promovendo formação de Agente de Desenvolvimento da Arte Cultura. Para consolidar e afirmar a capacidade de organização e intervenção seus sócios e educadores desenvolveram e sistematizaram sua própria metodologia, que permitiu estruturar os processos formativos com foco nas competências nos quais as pessoas atendidas deveriam desenvolver e estimular as pessoas fazerem um profundo olhar sobre si mesmo e depois sobre o sentido de viver e conviver em comunidade.