A Geração Futuro desenvolveu uma metodologia de trabalho própria, é a Tecnologia de Gestão Social Gera Futuros que consolida o conjunto de metodologias, práticas e referências fundamentais à atuação da Organização da Sociedade Civil ao longo dos seus 20 anos.
O objetivo é formar Agentes de Desenvolvimento que transformem suas vidas e os territórios onde estão inseridos por meio da arte-educação e iniciativas socioculturais que contribuem para o desenvolvimento local territorial.
O método se baseia em sete passos que conduzem os sujeitos a contribuírem com o desenvolvimento territorial partindo do fortalecimento das suas capacidades individuais, tendo a arte-educação, educação e a cultura popular, como suporte para a ampliação de contextos de convivência e o despertar para a sustentabilidade e o envolvimento com ações coletivas que gerem transformação social positiva.
Individuais:
Autoconhecimento, atitude proativa, autoestima e identidade. Desenvolvimento de novas habilidades, competências socioemocionais e técnicas, como escrita, produção artística, corporeidade, criatividade. O público impactado pela metodologia encontra o seu lugar de fala, reconhece suas fragilidades, potencialidades e são provocados a pensarem sobre o futuro, e a assumirem a condução e o protagonismo das suas vidas.
Coletivas:
A metodologia da Geração Futuro favorece a conexão do público com a dimensão coletiva, com o trabalho em grupo. A metodologia favorece o intercâmbio de experiências e ampliação da sociabilidade, ao fomentar a construção de redes, o desenvolvimento de ações coletivas e colaborativas que repercutem na construção de narrativas vinculadas a causas sociais que despertam para a urgência em resolver ou mitigar problemas de relevância pública.
Redes Interorganizacionais:
Redes relacionais entre grupos, movimentos e organizações coletivas (institucionalizadas ou não) que estabelecem relações mútuas visando o desenvolvimento e que compartilham objetivos e interesses. Em rede as sinergias potencializam resultados e impactos positivos. A transformação ganha escala, capilaridade e profundidade. A moral da reciprocidade acontece. Os vínculos se fortalecem e a inteligência coletiva alimenta um ciclo virtuoso.
Território:
O território são os espaços, lugares e as relações em que o fazer da Geração Futuro acontece. Contextos em que se cruzam as dimensões materiais e imateriais. Chão onde a vida acontece, onde as pessoas vivem, convivem, coexistem, constroem suas histórias e desenham novos futuros.
Assim, a Gera Futuros ativa processos de desenvolvimento integral dos sujeitos, em seus aspectos físico, mental e social, bem como, sobre o fortalecimento de capacidades (habilidades e competências) para acesso a oportunidades na vida social e no mundo do trabalho.
Além disso, amplia o repertório de conhecimentos sobre a dinâmica dos territórios, suas potencialidades, fragilidades, ameaças e oportunidades, levando os públicos impactados a cocriarem futuros dinâmicos, inspiradores, viáveis, para consolidar no presente uma mudança/transformação positiva.