O QUE FAZEMOS
Formação em Agentes de Desenvolvimento
Desde sempre a Geração Futuro tem promovido formação em Agentes de Desenvolvimento, inicialmente com crianças e adolescentes na cidade de Pombos, na Zona da Mata de Pernambuco, terra de origem da Geração Futuro, formando-os em Agentes Culturais. Somente anos depois, na mesma cidade, com crianças e adolescente é que foi realizada a primeira formação em Agentes Ambientais.
A Geração Futuro sempre inova, por isso, ousou e iniciou a primeira formação com pessoas idosas, uma formação em Agentes Ambientais, realizado em cinco cidades do estado de Pernambuco (Lagoa de Itaenga, Vitória de Santo Antão, Jaboatão dos Guararapes, cabo de Santo Agostinho e Ipojuca), Nossa coragem não parou por aí. Com essa mesma ousadia, começamos uma formação de Agentes de Direitos Humanos, com adolescentes da rede pública de ensino em Lagoa de Itaenga, também na Zona da Mata pernambucana.
Acreditamos que mudar vidas é o que nos inspira. Com o passar do tempo, a Geração Futuro percebeu que tem experiência em formar Agentes de Desenvolvimento, e esse é o jeito que encontramos de ajudar a construir um mundo melhor! Formar Agentes de Desenvolvimento que transformem suas vidas e os territórios onde estão inseridos por meio da arte-educação e iniciativas socioculturais que contribuem para o desenvolvimento local territorial.
A formação enxerga as pessoas não só como um público, mas verdadeiros agentes de mudança. Com uma abordagem afetiva, lúdica e prática, cada participante se torna um multiplicador de ações responsáveis e conscientes que têm impacto direto no presente e deixam um legado para as futuras gerações.
Ao final das formações, é realizada uma atividade especial de encerramento chamada Cerimônia de Formatura dos Agentes de Desenvolvimento. Esse momento celebra o percurso e o esforço de todos, reconhecendo suas conquistas ao longo do aprendizado.
Durante a cerimônia, há a entrega simbólica de certificados, exibição de fotos e registros das atividades feitas, além de depoimentos dos participantes e de seus familiares, fortalecendo os laços emocionais e comunitários. Essa etapa também marca o começo do acompanhamento contínuo, onde as turmas continuam se reunindo pelo menos duas vezes por mês para dar continuidade às ações práticas e fortalecer o que foi aprendido.
Foi a partir dessa trajetória que criamos e sistematizamos nossa própria metodologia, chamada Gera Futuros, uma tecnologia de gestão social.(Clique aqui para conhecer a metodologia).
Se quiser saber como acontecem às formações para Agentes de Desenvolvimento, é só clicar no link dos Projetos. > (Clique aqui para conhecer).




















